quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Aula 8/9 - 16/11/2017 - 23/11/2017


       Nestas aulas trabalhamos no layout da página que apresenta o trabalho realizado.
         A orientação da folha e a sua dimensão definem-se no "page setup", onde podemos orientar a folha na horizontal/vertical; ser um A3/A4 etc.
       Aqui o Model Space (MS) corresponde ao nosso trabalho, aquilo que queremos mostrar nessa página; o Paper Space (PS) corresponde a folha onde vamos imprimir aquilo que representamos .
       Para isso utilizam-se "viewports" que abrem janelas que apresentam o trabalho.
 
Neste layer, orientei a folha A3 na horizontal, e criei 2 viewports.
       Também é possível fazer um zoom daquilo que interessa focar em cada janela. 1 unidade no AutoCad = 1 mm __ Logo estamos a trabalhar à escala 1/1000. Se eu multiplicar por 10 na eslala 1/1000 = Passo para a escala 1/100, ou seja aumento 10 vezes o desenho.
       Se multiplicar 20 por 1/1000 = 1/50 - por exemplo.
       Assim, quando pretendemos fazer um zoom e passar para uma escala específica, temos de ter em conta o numero de vezes que multiplicamos.
O desenho de cima está à escala 1/100, multipliquei por 10xp e apresenta uma imagem mais geral do desenho.
O desenho de baixo está a escala 1/10, multipliquei por 100xp e apresenta um pormenor de uma janela.

        Para sintetizar a informação , é possivel congelar layers irrelevantes para a leitura da página , utilizando o "vplayer" no model space de uma janela :
Na imagem de cima congelei janelas e tectos. 
       Em relação à continuidade do trabalho, para além do corte longitudinal e da planta do piso 0, ainda fiz a planta das coberturas.


       Ainda, podemos fazer um bloco. Ou seja, se tivermos um elemento que seja muitas vezes repetido ao longo do projecto, como por exemplo, as loiças de uma casa de banho e se quisermos alterar algo nesses elementos, é sempre mais fácil definir uma alteração e esta aplicar-se a todas, em vez de alterar uma a uma.
        Para isso , selecciona-se  o comando "Block" que cria esse mesmo bloco que desejamos:
Ao seleccionarmos aquilo que queremos que seja igual em todo o projecto e criarmos um bloco, se quisemos mudar alguma coisa, essa alteração será aplicada em todos os elementos replicados.

sábado, 11 de novembro de 2017

7ª Aula - 9/11/2017



         Nesta aula procedemos ao desenho de um corte da planta da casa projectada por Siza Vieira.
      Para tal, tivemos de utilizar uma das fotografias de cortes, não para decalcar, mas retirarmos medidas. 
         Esta imagem deve estar a mesma escala da planta, para isso abrimos o desenho dos cortes a uma escala qualquer e com o comando "Alyne" alinhamos a fotografia dos cortes com uma linha auxiliar desenhada a partir da planta.

        Assim podemos começar a construir o nosso corte, utilizando pontos da planta e medidas dos cortes. Para se melhor visualizar a espessura das paredes neste corte utilizei o comando "Hatch" que permite pintar formas.
        
Nesta imagem podemos ver um corte feito a partir de uma linha marcada na planta:
Nesta imagem podemos ver o corte e a planta junto das duas imagens, à escala, que auxiliaram a construção do corte.

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

6ª Aula - 2/11/2017

          O objectivo desta aula seria terminar o decalque da planta da casa projectada por Siza Vieira.
          Procedemos ao decalque de: janelas, portas, escadas e muros.
          Para as janelas apenas decalquei o desenho.
          Para as portas foram necessárias outras ferramentas. Embora nem todas sejam iguais, é possível copia-las ( para facilitar podemos agrupa-las em "Group"), alinha-las em cada parede em que se localiza (comando "Alyne") e esticar ou encolher ( "Strech"), dependendo do seu tamanho. 
Nesta imagem, a azul, podemos ver todo o conjunto de portas, algumas de diferentes tamanhos e posições.
       Uma vez que o desenho de base não é totalmente rigoroso, no decalque das escadas, foi necessário a divisão de uma linha em doze partes. Para isso foi utilizado o comando "divide" e activar "Node", no painel de controlo, para mostrar os pontos da divisão feita.
Aqui nota-se alguma falta de rigor do desenho original mas, a cor de laranja, podemos observar a divisão, correcta, da escada em doze degraus iguais.

       Por fim os muros têm uma abordagem semelhante às paredes, no entanto, para o desenho de uma das curvas foi necessário o comando "arc" que permite desenhar curvas mais precisas.
Podemos notar, na parte de cima, o comando "arc" e a planta concluída, com as diferentes camadas que a compõem.

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

5ª Aula - 26/10/2017

       Nesta quinta aula começamos um exercício que consiste em "decalcar" uma planta  de uma casa projectada por Siza Vieira.
       Em primeiro lugar devemos abrir a imagem da planta utilizando o comando "attach".
       De seguida criam-se novos layers, que servirão para distinguir paredes, portas, tectos (etc.), todos com cores diferentes.
     No decalque das paredes podemos usar a ferramenta "offset" que nos permite fazer linhas paralelas. Ainda, para facilitar a juntar ou acrescentar um bocado de uma linha utilizamos a ferramenta "fillete", também se pode socorrer do "trim" que apara o excesso. O comando" distance" permite medir distancias. 

Nesta imagem podemos ver os diferentes layers, a imagem da planta e o decalque que a sobrepõe.
Aqui, podemos ver apenas o decalque das paredes.

4ª Aula - 19/10/2017

       Nesta aula utilizamos as quatro formas abordadas no exercício anterior.
       Para cada uma delas criamos o respectivo layer, com o respectivo nome (triângulo, quadrado, etc.), e cor de linhas. É possível ocultar layers.
Como podemos observar, cada layer tem uma cor que corresponde a sua forma, representada à esquerda. 
       Os layers permitem ter muita informação na mesma folha e ajudam-nos a trabalhar melhor com ela, a seleccionar apenas aquilo que necessitamos no momento, sem perder informação que nos poderá vir a ser útil mais tarde.

       Ainda adicionamos caixas de texto, utilizando o comando "text". Nessas caixas de texto podemos escrever as legendas das figuras, com um título e uma descrição.
       Ainda podemos usar a ferramenta "copy" para multiplicar a legenda anteriormente feita, e alterar o texto para cada forma.
Aqui vemos uma legenda para cada forma e, na barra de ferramentas,em cima, o "text Editor" que me permite alterar as propriedades do texto.


3ª Aula - 12/10/2017

        Nesta aula começamos a trabalhar no AutoCad.
     Assim foi-nos proposto desenhar-mos as representações de uma pirâmide triangular, quadrangular, pentagonal e hexagonal. 
     Para isso começamos por desenhar uma face do triângulo, utilizamos o comando line, para definir uma linha com 10 mm, e para definir o ângulo de uma aresta do triângulo basta carregar em "@" para depois colocarmos o comprimento da linha e o seu ângulo.
Ao carregarmos em "@" podemos definir o comprimento e o ângulo.
        Ainda podemos definir alguns comandos, na barra de tarefas, que nos auxiliam a  definir o centro de uma linha, as suas perpendiculares, e todos os pontos que ela contém.
       Também, se tivermos um conjunto de linhas que, neste caso, formam um triângulo, para não serem apenas linhas soltas, que não correspondem a nenhuma forma, utilizamos o comando "Pedit", que serve para tornar essas linhas numa forma só, ou seja numa poly line. 
       Depois para rebater uma das faces da pirâmide, basta utilizarmos o comando "mirror", seleccionar a base triangular  e fazer o seu reflexo. 
       Ainda utilizamos alguns comandos como: "erase", para apagar erros; "circle", para fazer circulos; o zoom, para aumentar e diminuir a imagem;o "trim" que serve para cortas o excedente de uma linha e o "move" que permite mover tudo aquilo que seleccionarmos.

Nesta imagem podemos ver as representações dos quatro sólidos.

2ª Aula - 28/09/2017

        Na segunda aula criamos a nossa página HTML. Esta deverá servir, simplesmente, como uma ficha de identificação do aluno onde constam os seus dados. Para isso utilizamos o Notepad++ e o FileZila. 
       De inicio copiamos a estrutura de uma página HTML de outro aluno para o Notepad++. Aí substituímos a informação antiga com os nossos dados como, o nome, o email, a fotografia, etc.


Aqui colocamos a nossa informação, que depois é alterada na página HTML antiga.
         Após guardamos todas as alterações, devemos, no FileZilla conectarmo-nos com o sistema da faculdade ("ftp.fa.ulisboa.pt"), inserir o numero de aluno e a respectiva senha. De seguida carregamos a nossa fotografia e a save da página HTML, isto para que esta esteja no sistema da faculdade e para que possa ser reconhecida e vista por todos.


Como podemos observar, a save da minha página HTML e a fotografia estão conectados com o sistema da faculdade.


1ª Aula - 21/09/2017

       Na primeira aula foi-nos apresentado o programa da unidade curricular de Sistemas de Representação Digital e os critérios de avaliação desta disciplina. Também foi-nos indicada a lista de programas necessários ao longo do semestre: 
  • FileZilla;
  • AutoCad;
  • Notepad++;
  • Potoshop.